top of page
Buscar

Sacramentos na IATB

  • Foto do escritor: Anglicana Reconciliação
    Anglicana Reconciliação
  • 10 de mar. de 2017
  • 4 min de leitura

Sacramentos na IATB

Muitas pessoas nos perguntam principalmente sobre 3 aspectos ligados ao matrimônio:

  1. a Igreja Anglicana Tradicional realiza casamentos entre pessoas que aspiram uma segunda união (pessoas divorciadas)?

  2. a Igreja Anglicana Tradicional realiza válido matrimônio?

  3. a Igreja Anglicana Tradicional efetua cerimônias fora dos templos da igreja?

Respondemos afirmativamente a todas as perguntas.

Sim, casamentos entre pessoas que já foram casadas anteriormente (uma delas ou ambas), e que tenham a convicção em foro interno de que o seu anterior casamento está morto e de que haja o propósito de se efetivar uma nova união entre homem e mulher de uma forma autêntica, sólida e permanente.

Para isso, há algumas premissas: necessidade do casamento civil prévio ou concomitante à cerimônia religiosa (a Igreja Anglicana Tradicional pode realizar casamentos com efeitos civís), segundo as Leis do País; observância dos Cânones da Igreja, em especial quanto à compaixão para com aquelas Pessoas que estão divorciadas por conta de adultério do antigo cônjuge; pelo privilégio paulino (conforme as normas deixadas pelo Apóstolo Paulo) ou pela condição da convicção em foro interno dos pretendentes de que a união anterior extinguiu-se de fato, em definitivo.

A análise do matrimônio anterior de pessoas divorciadas segundo a Lei e que foram casadas na Igreja católica de Cristo (em qualquer das Jurisdições cristãs trinitárias), afim de que seja declarado nulo, é feita pelo Sr. Bispo Diocesano, auxiliado por Vigário Judicial, em rito sumaríssimo, sem criar constrangimentos aos pretendentes em realizar um casamento cristão, sob as Bênçãos da Igreja. Havendo a declaração de nulidade, imediatamente os pretendentes estarão aptos a realizar seu novo matrimônio sob a presidência de um sacerdote da Igreja, ou de um diácono ou ministro autorizado por esta.

Quanto à validade do matrimônio, seja em primeiras núpcias, ou casamentos em 2a união, são válidos em plenitude, pois são realizados obedecendo-se:

a) as leis do País;

b) aos Cânones da Igreja, segundo o consenso geral dos fiéis (realizar um ato sacramental segundo a intenção de sempre da Igreja católica de Cristo, isto é, na reta intenção); e

c) ao princípio de que os ministros ordinários do matrimônio são os noivos, sob vontade livre destes, e sob a presidência de ministro da Igreja que dará a Benção Nupcial em nome desta.

Em relação aos locais da realização do casamento, a Igreja Anglicana Tradicional respeita a vontade dos noivos, ministros do matrimônio. Não há interferência de clérigos nessa escolha, exceto quanto à dignidade do local para que se realize um rito sacramental.

Por fim, o Rito Matrimonial é realizado conforme as prescrições litúrgicas anglicanas contida no Livro do Culto Divino (aprovado por SS João Paulo II para os anglicanos católicos dos EUA) ou segundo o Livro de Oração Comum - LOC (versão pós-1662).

As espórtulas para a realização do matrimônio são fixadas em Regulamento próprio, promulgado pelo Revmº Arcebispo Provincial da Igreja, para suprir os gastos do clérigo que preside o ofício litúrgico, bem como sua disponibilização para o evento, segundo antiga tradição da igreja cristã.

Os contatos com os clérigos mais próximos podem ser efetuados pelos meios indicados em ...aqui....

Deus é um Deus de compaixão, de liberdade, de Amor. Não é um Deus de temor, de canonistas ou de fardos sobre o Ser Humano, sua criatura mais amada!

Batismo, Confirmação & Eucaristia

Batismo, Confirmação & Eucaristia

Os Sacramentos do Batismo, da Confirmação e da Eucaristia são realizados preferencialmente em igrejas ou capelas, ainda que particulares. Outros locais poderão ser utilizados para a celebração destes Santos Sacramentos, desde que adequados e dignos para tal ministração.

Os horários disponíveis dos clérigos, para a realização de todos os ofícios mencionados, são fixados previamente através dos contatos havidos.

As Liturgias dos Sacramentos e sacramentais podem ser conforme o Livro do Culto Divino (The Book of Divine Worship) para os anglo-católicos, conforme o Livro de Oração Comum (The Book of Common Prayer, pós-1662) para as comunidades anglo-moderadas e anglo-evangelicais e, por necessidade pastoral, conforme o Missal Romano de Paulo VI (Missale Romanum) para os anglo-romanos ou ainda segundo o Manual do Culto Cristão (adaptado) para os anglo-reformados.

Unção dos Enfermos

O Rito Sacramental da Unção dos Enfermos não deve ser efetuado apenas quando a pessoa enferma estiver à beira da morte. Não. É aconselhável que seja ministrado mesmo que a enfermidade não esteja em grau avançado, para conforto espiritual e, segundo a Vontade Soberana de Deus, o enfermo possa encontrar o alívio físico ou psíquico.

A Unção é efetuada em hospitais ou nas residências, por chamado da própria pessoa enferma ou de seus familiares ou responsáveis. Ressalta-se: em qualquer horário do dia ou da noite, respeitado evidentemente a atuação do sacerdote numa celebração eucarística, batismal ou matrimonial, se concomitante e já em andamento.

Também deve-se verificar, caso a pessoa enferma esteja internada em hospital, os procedimentos médicos indicados para a visita pastoral. No entanto, a Lei Federal ampara a visita por clérigo às pessoas que assim solicitam ou através de seus parentes ou responsáveis. Os administradores hospitalares são obrigados a permitir a presença do clérigo para efetuar a assistência religiosa, sob pena de desobediência à lei do País.

Unção dos Enfermos

Confissão ou Penitência

Confissão ou Penitência

Normalmente, o Rito Penitencial é efetuado durante a celebração Eucarística. mas nem sempre isso é possível para algumas pessoas, que necessitam compartilhar suas quedas de uma forma pessoal e auricular. Assim sendo, o Sacramento da Penitência na forma individual será efetuado por solicitação expressa da pessoa interessada, mantido o segredo sacramental em absoluto pelo sacerdote. A disponibilidade de horários do clérigo deverá ser obtida em contato com o mesmo.

Demais Ofícios Litúrgicos: Exéquias & Bençãos

As exéquias são realizadas por expressa solicitação dos familiares do "de cujus" (cristão batizado na Igreja católica de Cristo, de qualquer Jurisdição trinitária), em qualquer horário indicado pelos solicitantes. As exéquias compreendem o ofício litúrgico durante o período do velório propriamente dito e a benção da sepultura durante o sepultamento. O Rito litúrgico será conforme o anglicano comum, contido no Livro do Culto Divino ou no Livro de Oração Comum - LOC ou, por expressa solicitação dos familiares, segundo o Rito Romano de Exéquias.

As bênçãos diversas (locais e pessoas) deverão ser solicitadas ao clérigo mais próximo. consulte aqui...

Demais Ofícios Litúrgicos: Exéquias & Bençãos

Observação importante:

As doações são permitidas e podem ser efetuadas por qualquer fiel. Contudo, decorre de iniciativa própria que este possa ter; jamais por iniciativa ou coação de algum ministro da Igreja.


 
 
 
Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Paróquia da Reconciliação

 Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura - Marcos 16:15

LOCALIZAÇÃO

(81) 99775-0330

 

Rua Violeta Griz, 301

Santa Rosa /Palmares PE - 

 

institutoanglicanotradicional@gmail.com

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2017 por Paróquia da Reconciliação. Igreja Anglicana Tradicional do Brasil

bottom of page